Esta tonalidade de cor de rosa, estudada pela primeira vez
nos anos 60 por Alexander Schauss do American
Institute for Biosocial Research, tem
a função de tranquilizar e reduzir o apetite. Sim, ao que parece isso é
possível. Só precisamos de estar 15 minutos em contacto com a cor.
A modelo norte-americana, Kendall Jenner, abriu espaço para
o debate, que é como quem diz: os mais curiosos ficaram com a pulga atrás da
orelha e quiseram investigar. Não é preciso dizer que faço parte desse grupo. A
verdade é que sempre ouvimos dizer que as cores têm significados e consciente
ou inconscientemente e adquirimos o seu significado na quotidiano. Neste caso é uma tonalidade
de cor de rosa, o Baker-Miller Pink –
o nome é uma homenagem ao comandante Baker e a um diretor (Miller) que
concordaram em colaborar com Alexander Schauss na sua pesquisa.
Foi através de uma publicação no seu site oficial que
Kendall revelou a história por de trás da parede cor de rosa: “Baker-Miller Pink é a única cor,
cientificamente provada que acalma e reduz o apetite. «Preciso desta cor em
minha casa!» Encontrei alguém para pintar a parede e agora estou adorar”
escreveu a modelo de 21 anos.
Então quer isto dizer que pintar uma parede de cor de rosa
acalma e reduz o apetite? É a pergunta que me invade o pensamento. A verdade é
que já foram desenvolvidos hoodies,
pela Volleback, com esta cor que servem
para relaxar e tranquilizar.
John Maule, investigador na Universidade de Sussex, ao
jornal inglês The Guardian disse nunca ter ouvido falar da cor: “possivelmente
porque não há um número significativo d trabalhos científicos sobre o assunto”.
A justificação que parece ser a mais assertiva é que as cores servem de
lembrete, ou seja, se Kendall Jenner pintou a parede de Baker-Miller Pink porque pensa que acalma e reduz o apetite esse é
o lembrete que a norte-americana vai ter quando olhar para a cor. “Teoricamente, uma cor é como um lembrete.
As pessoas podem construir este tipo de coisas. Se funciona com ela, bem
funciona com ela.”
Mas nada melhor do que fazer a experiência e tirar as nossas
próprias conclusões. Faça o teste, aqui:
The Baker Miller Pink Experiment by Vollebak from Vollebak on Vimeo.
The Baker Miller Pink Experiment by Vollebak from Vollebak on Vimeo.